5 dicas para gerenciar equipes remotas

Mulher em uma conferência de zoom falando com sua equipe
Written by
Ontop Team

Trabalhar de casa é agora a nova normalidade. Depois de termos enfrentado uma pandemia que manteve o mundo em quarentena por muitos meses, e de sermos forçados a ficar em casa para evitar o contágio, aprendemos que na maioria dos casos não é necessária uma presença física para cumprir com as tarefas que envolvem nossas atividades diárias.

O trabalho remoto chegou para ficar e foi esse detonador que nos levou a reinventar os modelos de trabalho, a supervisão e até mesmo a liderança. Agora tudo se baseia na confiança e na autonomia das equipes, e na responsabilidade individual que nos leva a cumprir as metas propostas mesmo sem uma figura presencial de supervisão.

Isso também representou um grande desafio para os líderes das empresas que assumiram a gestão de equipes remotas, que com o tempo passaram de locais a equipes globais, com diferenças de cultura, leis e estilos de trabalho, fusos horários, etc. 

Todos esses fatores fazem com que ter equipes remotas não seja tarefa fácil. Por isso, hoje trazemos 5 dicas para que você tenha recomendações de especialistas sobre o gerenciamento de equipes ao redor do mundo.

Equipamentos remotos

Vamos começar definindo o termo "equipes remotas", que hoje em dia é muito comum.

Como mencionamos anteriormente, as equipes de trabalho não são mais formadas apenas por pessoas que estão no mesmo escritório, que compartilham uma área de trabalho ou que são lideradas por uma única pessoa. Hoje em dia, toda uma organização deve se considerar uma equipe de trabalho, independentemente de terem ou não um escritório, se estão ou não na mesma área, e até mesmo se vivem ou não na mesma cidade ou no mesmo país.

Agora, esclareçamos, por que toda uma organização deve considerar-se a si mesma uma equipe de trabalho? Porque, embora existam áreas com diferentes KPIs e tarefas definidas, todas apontam para um mesmo objetivo que é sempre bom comunicar a toda a organização, permeando todos os colaboradores sobre o porquê desse objetivo, do benefício coletivo do mesmo, para que todos trabalhem conscientemente em prol de alcançá-lo a partir de sua função que, certamente, é muito valiosa para isso. Entendendo essa concepção, você poderá começar a perceber sua equipe como "global", a valorizá-los a todos e a torná-los participantes da conquista.

Por outro lado, ter ou não um escritório é algo que hoje “não faz uma equipe de trabalho”. Um espaço físico já não é imprescindível para garantir o cumprimento das tarefas diárias, tal como mencionamos no início. Além detodo o economizado que implica não ter um escritório para as empresas, nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 39% dos teletrabalhadores manifestam interesse em voltar à presencialidade segundo a Forbes. Ou seja, aproximadamente 61% dos colaboradores de diferentes empresas desejam manter seus benefícios de trabalhar de casa ou de forma remota, que, a bem da verdade, são muitos. 

Também é comum que agora uma organização tenha colaboradores em distintos lugares do mundo, porque a internet nos facilita a comunicação rápida e remota com nossas equipes de trabalho, porque hoje em dia existem soluções para contratar remotamente, para realizar pagamentos quase instantâneos em qualquer moeda, em qualquer lugar do mundo, para conformar equipes remotas.

Agora bem, como manejá-los?

Você também pode ler: Como gerenciar uma empresa com equipes remotas?

Dicas para o gerenciamento de equipes remotas

O trabalho remoto permite às pessoas vinculadas a uma companhia trabalhar à distância, desde casa ou de qualquer lugar do mundo. Isso implica, como mencionamos anteriormente, que não haja uma supervisão presencial das tarefas que realizam, também implica em oferecer confiança e autonomia à sua equipe de trabalho de maneira que respondam por suas tarefas diárias a partir da responsabilidade individual que têm, entre outras coisas.

Partindo desta premissa, é bom que desenvolva em sua equipe o sentido de pertencimento à empresa. Isso como primeira dica para o gerenciamento de sua equipe remota. Porque sabemos que não ter um espaço físico torna difícil para seus colaboradores sentirem que “pertencem” à sua empresa, que fazem parte de algo, e seu desempenho pode ser afetado. Para isso, desenvolva uma cultura organizacional sólida, considere todos os seus colaboradores como equipe, independentemente de sua área de trabalho ou função, envolva-os na consecução dos objetivos, compartilhe com eles as conquistas da organização, para que sintam que você valoriza o que fazem e saibam a importância de seu papel. Dessa forma, realizarão suas tarefas com maior sentido e, por último, crie um plano de integração para que, desde o primeiro dia, entendam seu negócio e sua contribuição para ele.

Como segundo tip: fortalece a comunicação com sua equipe. Defina papéis, escopos, metas, inclusive canais de comunicação, para que não haja confusões, para que cada um saiba o que fazer e possa se desenvolver de maneira autônoma. Incentive-os, empodere-os e faça-os saber que você confia neles, em suas capacidades, de maneira que sintam que você está lá para eles, que podem alcançar seus objetivos e encontrem motivação diária para atingir suas metas.

El tercer tip está enfocado en respetar la diferencia de culturas y tener en cuenta siempre su importancia para tu colaborador. Como lo mencionamos, un equipo remoto puede estar conformado por trabajadores de todo el mundo, con distintas culturas, concepciones del trabajo, zonas horarias, entre otros. Este es uno de los retos más grandes al momento de manejar equipos remotos, es por ello que debes fijar un horario de trabajo con tu equipo donde puedan encontrar un equilibrio entre las diferentes zonas horarias, estudiar un poco de su cultura para reconocer fechas o “eventos” importantes para ellos y tener siempre en cuenta cómo conciben el trabajo en su país, enseñarles poco a poco otros modelos, tu modelo de trabajo, para que puedan adaptarse sin perder su esencia.

Um quarto conselho é incentivar a socialização, tanto de conquistas quanto de problemas a resolver. Porque sempre será mais fácil resolver problemas em equipe, afinal há um ditado sobre o tema que diz “duas cabeças pensam melhor que uma”, uma ajuda sempre será bem-vinda porque nem sempre saberemos o que fazer diante de X ou Y situação, porque é normal que nossas ideias se esgotem, porque podemos enfrentar eventualidades que sejam novas para nós, mas que talvez alguém da nossa equipe já tenha vivido e saiba como resolvê-las e porque está tudo bem errar de vez em quando. Da mesma forma, as conquistas devem ser compartilhadas, devem trazer felicidade coletiva, devem ser aplaudidas porque fazem parte do esforço diário da sua equipe, devem ser premiadas com reconhecimento público. 

Talvez você queira ler: Empresas globais - Falando sobre talento em um contexto digital

O quinto e último conselho é, não tema globalizar sua equipe. Existe muito bom talento em diferentes lugares do mundo, pessoas dispostas a trabalhar a favor da sua organização, com habilidades que você nem imagina e que hoje em dia você pode contratar com muito mais facilidade do que antes. Recrutar aquele talento de programação da Índia, ou aquele financeiro que você reconhece na Espanha, aquele designer que se destaca nas redes sociais mas que vive na Argentina, agora é possível. Você pensará nas leis que deve cumprir, nos pagamentos em moeda estrangeira, nos impostos locais, em muitas coisas que você acredita que te impedem de globalizar sua equipe de trabalho, mas que hoje, com soluções como “Contractors”, estão cobertas..

Na Ontop, ajudamos você a recrutar, contratar, pagar e até mesmo realizar o processo de integração de seus trabalhadores internacionais de forma remota, para que você possa expandir sua equipe de trabalho e seus negócios sem ter que se preocupar com a legalidade de seus contratos, com a abertura de contas no exterior para pagamentos em diferentes moedas, entre outros. Com a Ontop, você poderá contratar trabalhadores independentes de maneira legal em mais de 150 países, poderá pagá-los em questão de segundos, poderá oferecer-lhes diversos benefícios, assim como liberdade financeira e autonomia, além de você e sua equipe terem assistência 1:1, real (não robotizada).

O que você espera? 

Expanda sua equipe a nível global conosco, como?

Agende uma demonstração gratuita
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.